terça-feira, 2 de outubro de 2018

"Para mim a língua portuguesa é (...)"




Para mim a língua portuguesa é a língua em que melhor me expresso por ser a minha língua materna. Foi uma das coisas que eu "herdei" por ter nascido em Portugal e é uma das coisas que eu quero um dia transmitir aos meus filhos independentemente do(s) país(es) que o futuro me reservar. A língua portuguesa é um elo forte e isso é tão notório quando, por exemplo, fazemos uma viagem para o estrangeiro e inesperadamente num banco de autocarro escutamos alguém a dizer meia dúzia de palavras na nossa língua. É inevitável, metemos logo conversa com essa pessoa com recurso à típica frase "Então, também é de Portugal?" e daí possivelmente se desenvolve uma conversa (em português, claro!). Quando tens a possibilidade de te exprimires no teu idioma em outro país acabas por te sentir mais confiante e de certa forma até "melhor acolhido". Já ouvi dizer que " o que é nacional é bom" e sem dúvida que o nosso português se enquadra nesta ideia.

Texto escrito no âmbito da cadeira de escrita criativa


Sandra R. Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário